Formação nos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras

No dia 12 do mês de abril de 2017 das 14h até por volta das 18h, o grupo de pioneiros 101 S. João Batista do agrupamento 983 de S. Pedro da Cadeira esteve presente numa formação no quartel de bombeiros voluntários de Torres Vedras. O bombeiro formador foi o comandante José Figueiredo que dá formações há muitos anos, e que portanto, tem bastante experiência na área de formador.

O bombeiro começou por nos apresentar vários métodos de segurança, como funciona o nosso organismo, o que os escuteiros devem ter nas suas malas de primeiros socorros, como executar o suporte básico de vida, como identificar alguém a ter um enfarte, como ajudar as outras pessoas quando estiverem mal e também explicou como ligar para o 112 corretamente.

Depois da formação, o bombeiro ofereceu-se para uma visita guiada ao quartel e falou dos tipos de carros de emergência, o que continham, para que serviam e qual era o tipo de carro para certa emergência. Com certeza foi uma tarde esplêndida e cheia de aprendizado onde saíram todos satisfeitos e prevenidos para o que vier no futuro!

 

AcaPáscoa - Bom Jesus do Carvalhal

No fim de semana dos dias 7, 8 e 9 de abril, os pioneiros 101 São João Batista do agrupamento 983 S. Pedro da Cadeira encontraram-se para mais uma atividade. Atividade essa que se realizou no Santuário do Bom Jesus do Carvalhal, Bombarral. Esta atividade foi organizada principalmente pelos pioneiros e teve como imaginário a “Ida à Lua”.

A atividade iniciou-se na sexta-feira, dia 7, na própria sede de escuteiros, onde todos se encontraram para levar o material necessário. Já em campo, montaram-se as tendas, fez-se uma pequena ceia partilhada até que chegou à hora do silencio, ao qual todos foram dormir para que no dia seguinte estivessem cheios de energia para mais um dia de atividades!

No dia seguinte, já com todos acordados, fez-se pela primeira vez, em comunidade, como aquecimento matinal alguns passos de zumba e tomou-se o pequeno-almoço. Esta atividade teve como principal objetivo, a preparação para o ACANAC a nível das construções, sendo assim, ao longo da manhã e parte da tarde foram contruídos o pórtico, o oratório, a cozinha, a mesa comum e o guarda-material. Já com as construções finalizadas procedemos à realização de algumas oficinas, tais como: oficina de técnica escutista, oficina de orientação e oficina sobre a Lua, visto o imaginário ser “Ida à Lua”. Estas oficinas foram dadas de pioneiros para pioneiros, ou seja, cada equipa ficou responsável por preparar uma determinada oficina e apresenta-la às restantes equipas. Entretanto houve uma happy hour e preparação para o fogo de conselho que se iria realizar mais tarde. Preparou-se o jantar, que fora cozinha Selvagem, e as sobremesas para um concurso de Sobremesas que se iria realizar asseguir ao Jantar. Este dia terminou com a partilha de jogos e peças cómicas e Sérias das equipas no Fogo de Concelho, também nesse momento procedeu-se à queima do sisal por parte dos novos elementos.

No ultimo dia, Domingo, procedeu-se ao aquecimento matinal também com zumba às 9h e o pequeno-almoço deu-se de seguida. Realizou-se o jogo bíblico que teve como tema as leituras do Domingo de Ramos para que na Eucaristia, que se iria realizar de seguida, pudéssemos já ter uma interpretação das mesmas. Depois almoçou-se e fizeram-se as desmontagens e limpeza do campo. Para terminar esta atividade realizaram-se alguns jogos diversos e tradicionais, preparados por cada equipa, e também se avaliou esta atividade.

Raid BTT - Bons em Todo o Terreno

A comunidade 101 S. João Batista, do Ag. 983 de S. Pedro da Cadeira, testou uma vez mais as suas capacidades, técnicas e físicas num raid de bicicleta de cerca de 5 horas. Pedalar, códigos e cifras estiveram na ordem do dia. O entusiasmo foi o combustível para o todo o terreno e nem o baptismo inicial, proporcionado por São Pedro, nos fez diminuir a vontade. O raid terminou na sede do agrupamento com a partilha entusiasmada das peripécias e aventuras ocorridas.

Esta já está, venha a próxima aventura!!!

Pontuações do Torneio Virtual do Tecoree 2017

É com muita alegria que os nosso Pioneiros ficaram no Top 10 no Torneio Virtual do Tecoree 2017!!! Para quem não sabe, o Tecoree é um torneio nacional de técnica escutista para Pioneiros/Marinheiros em que a sua base assenta-se nos seguintes aspectos pedagógicos: Autonomia e Responsabilidade, Espírito de Equipa, Habilidade manual, Desenvolvimento cognitivo e Resolução de problemas... Como já foi referido, esta participação ocorreu apenas na Internet, mas a grande actividade ocorrerá em Idanha-a-Nova!
Poderá consultar as pontuações finais partilhadas abaixo!

Aca-Sintra - 18-20/03/2016

Nos passados dias 18, 19 e 20 de Março de 2016 os pioneiros do agrupamento 983 de S. Pedro da Cadeira partiram, nessa sexta, de comboio para Sintra. Nesse mesmo... dia, visitaram o centro de Sintra à noite onde se podia também ver com clareza o castelo. Uma vista magnífica.


No dia seguinte, partiram para a exploração de alguns postos em Sintra, nomeadamente, a quinta da Regaleira. Aí visitaram o palácio, última obra, em Portugal, de Luigi Manini. Ainda na quinta conseguiram visitar o famoso poço iniciático, que afunda 27 metros no interior da terra, a capela neomanuelina, a gruta do Oriente, entre outras maravilhas. Após o almoço, apesar de alguma chuva, os pioneiros subiram, então, a serra de Sintra, a fim de visitarem o parque e Palácio da Pena, fruto do génio criativo de D. Fernando, expoente máximo, em Portugal, do romantismo do século XIX.


Depois da visita ao palácio, os pioneiros realizaram um raid até à rua do pioneiro, perto da praia das Maçãs, onde fizeram Cozinha Selvagem e passaram a noite acampados.

 

No dia seguinte, domingo, os escuteiros, após algumas atividades e arrumos, dirigiram-se, de malas ás costas, até Azenhas do Mar para a missa presidida pelo Padre Zé António, antigo pároco da comunidade Cadeirense, dando assim por terminada a atividade.

Acafun - 9-11/10/2015 - Varatojo

ACANUC -  26-31/07/2015

Reunião geral de Pioneiros 15 out.